Seguidores

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Aldeias esquecidas

Ainda gostava de saber porque é que as pessoas trocam estes locais mágicos por simples florestas de betão armado...
Ao andar a fotografar estes locais, mesmo num dia de inverno rigoroso, não apetecia sair de lá, porque tudo á nossa volta é de uma beleza extrema...
Espero poder conseguir transmitir-vos um pouco dessa magia...







25 comentários:

  1. Vou ser uma visitente deste blogue. Sorry. Vou ser chata.Estive em Lamas de Olo na semana passada. Adorei. A vivencia com as pessoas. passei a noite nuam auto caravana. Ai o frio... para mim que sou ilhéu, da Madeira o frio penetra nos ossos.E uma vivencia difeente da minha. conheço Portugal (pronto , não muito)dá o suficiente para tira belas fotos: dos rios das pontes das aldeias, etc
    Kisses

    ResponderEliminar
  2. A propósito estas fotos são de que aldeia?

    ResponderEliminar
  3. Estas fotos são de Albergaria da Serra e de Ribeira, ambas no Conselho de Arouca.

    ResponderEliminar
  4. que lindas imagens...apetecia percorrer esses locais..lindos!!!

    beijos

    ResponderEliminar
  5. Obrigada. Já apontei para na próxima ida ao continente passar por lá. É engraçado que muitas vezes faço a viagem para o Porto através de Lisboa e sempre que vejo a placa de Arouca digo sempre que um dia vou sair da auto estrada para visitar o concelho. Garanto que será da próxima vez. Vou ao Porto quase todos os meses. Tenho o meu filho a viver lá e quando as saudades apertam lá vamos nós. É nestas idas que visitamos as aldeias históricas de Potugal. E temos muitas e bonitas. Algumas precisam de manutenção. Falo daquelas que não são abrangidas pelos roteiros. A última foi mesmo a de Lamas de Olo. Conhece?

    ResponderEliminar
  6. Fotografias de uma beleza extrema mesmo! Ao ver cada uma delas sinto-me como transportada para estes lugares mágicos, em que os sons são dos mais belos que podemos ouvir.
    Paisagens onde nos perdemos encontrando-nos.
    Os meus parabéns!

    ResponderEliminar
  7. Lindas! As casas de pedra ficam integradas a paisagem, não a ferem.
    beijos

    ResponderEliminar
  8. As imagens e o lugar são lindos!
    um abraço

    ResponderEliminar
  9. Imagens espectaculares!
    Parabens por este trabalho.

    ResponderEliminar
  10. Realmente é um lugar maravilhoso, Jorge.
    As fotografias estão lindissimas, parabéns!
    Beijos

    ResponderEliminar
  11. Tens razão: Não apetece sair daqui!A tranquilidade dos campos, o rio,a pequena ponte, o casario humilde...tudo tão bucólico,pleno de encantamento e...afinal, aqui tão perto. Um domingo destes dou lá um pulo..Obrigada por nos mostrares estas maravilhas!
    Um beijo
    Graça

    ResponderEliminar
  12. Beautiful photos! This place looks like a fairy tale! Where is it?

    ResponderEliminar
  13. É bom ver assim divulgado o nosso património. As fotos estão maravilhosas, todas elas. Pena que o blog tenha uma frame pequena. Se a aumentar então fica tudo muito mais bonito. Parabéns e um abraço. Voltarei

    ResponderEliminar
  14. Sou da mesma opinião! Lugar maravilhoso!
    POrque trocar um lugar destes por uma cidade cheia de puluição!

    Cumprimentos

    Jorge Delfim

    ResponderEliminar
  15. Espetáculo, meu amigo você conseguiu transmitir totalmente. Olha se eu fosse filho de pai rico eu ia para este lugar agora. Poder fotografar um lugar desse é um privilégio. Obrigado e para bens. Vou colocar teu blog na minha lista de blogs.

    ResponderEliminar
  16. Nada disso!
    Isto sim são fotos fantásticas!
    =)

    Bjinho

    ResponderEliminar
  17. gosto de todas as fotos dessa serie, é um tipo de foto que gostava de um dia vir a realizar, infelizmente em são miguel não existe muitos sitios assim para fotografar.

    ResponderEliminar
  18. Fotos que parecen de un cuento mágico.
    Demuestran mucha sensibilidad además del arte.

    Me encantan estos paisajes.
    ¿Como logras esos colores?.

    Felicitaciones

    ResponderEliminar
  19. Belo registro com lindas fotos. Parabéns.

    ResponderEliminar
  20. simplesmente fantástica.
    estou maravilhada, e ando por aqui a passear

    ResponderEliminar
  21. Que mágico!

    Aliás, passear por suas "lentes" é delicioso... fotos maravilhosas!

    Beijos.

    ResponderEliminar
  22. E viva o que o nosso país tem de mais bonito: as nossas aldeias!

    ResponderEliminar
  23. As fotos estão de facto um espanto parabéns! Mas... permita-me acrescentar algo que as imagens não mostram e se estiver enganada, corrija-me, por favor.
    O verdadeiro esquecimento destes idílicos locais não reside só na falta de visitantes. Muitos têm-nos, até, como é o caso (o que melhor conheço) de Lamas-d'Olo- Vila Real. Parte integrante do Parque Natural do Alvão, esta aldeia preservada com os seus "telhados" de colmo e espantosa paisagem natural, é de vis(i)ta recomendável. Resta acrescentar e questionar de que serve essa preservação às populações que a habitam quando, no caso de, por ex., não disporem de casa de banho e quererem construir uma, o não poderem fazer?!
    Por muito que (eu) seja a favor da preservação da paisagem, não vejo aqui (e noutras prováveis situações) qualquer tipo de vantagem.
    Que se cuide, preserve, sim; que se façam organizações territoriais, também. Mas à séria. Para que as pessoas vivam com comodidade e lidem melhor com a agressividade do clima. E com as suas próprias carências que são muitas. Para que não tenham que se ver antenas parabólicas a adulterar a paisagem. (Afinal, em prol de quem (e não de quê) são preservadas estas aldeias?!) Para que não sejam aldeias-museu, sem gente a habitá-las, sem vida. E para que delas se não fuja. A menos que, para as mesmas, se queira o real abandono e desertificação. A quem interessa isso, não me dizem?!

    ResponderEliminar